Como as sessões orgânicas no blog do Passagens Promo cresceram 13x em 11 meses

Com Paulo Zamboni
CEO do Grupo Promo

Como as sessões orgânicas no blog do Passagens Promo cresceram 13x em 11 meses

Com Paulo Zamboni
CEO do Grupo Promo

13x

Crescimento do orgânico do blog de 1.318% em apenas 11 meses

90%

dos artigos encontram-se com as palavras-chave principais indexadas no Google e crescendo mensalmente

57 mil

Blog ranqueado em 57 mil buscas e encontra-se com 2.000 resultados na primeira página do Google

Resultados Obtidos

13x

Crescimento do orgânico do blog de 1.318% em apenas 11 meses

90%

dos artigos encontram-se com as palavras-chave principais indexadas no Google e crescendo mensalmente

 

57 mil

Blog ranqueado em 57 mil buscas e encontra-se com 2.000 resultados na primeira página do Google

Sobre a Passagens Promo

O Passagens Promo é um comparador de passagens aéreas, nacionais e internacionais, que preza pela qualidade do atendimento e preços baratos.

Há mais de dois anos, permitem que seus clientes voem com as melhores ofertas de passagens, embarcando hoje, mais de 30 mil passageiros por mês, além de serem premiados pelo ótimo atendimento com o selo do Reclame Aqui.

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Belo Horizonte, MG
Turismo e Viagens

O desafio

Segundo dados do Ministério de Turismo do Brasil, de 2017 para 2018 a intenção de viajar aumentou 8%. Junto com esse crescimento está o perfil do consumidor de produtos de turismo. O brasileiro tem se tornado um viajante mais frequente e com maior critério de escolha dos destinos turísticos, das fontes de informação e dos seus fornecedores.

Neste cenário, se encontrava o site e o blog Passagens Promo. Enfrentando dezenas de concorrentes, precisando crescer organicamente para economizar em campanhas de anúncios, mas acima de tudo, ser uma das opções preferidas entre os viajantes na hora de comprar suas passagens aéreas.

Apesar de muitas páginas de conteúdo, o site e blog continham diversos erros de SEO técnico, páginas e conteúdos duplicadas, artigos pequenos e de baixa qualidade competindo para mesmas palavras-chave.

A consequência era uma dificuldade de escalar o tráfego orgânico, que vinha durante meses apresentando pouca expressividade.

Então, nossos objetivos foram:

  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Posicionar páginas de vendas para palavras chave com intenção de compra;
  • Elevar a autoridade e valor da marca nesse competitivo mercado de turismo online;
  • Ser referência de informação sobre destinos de turismo;
  • Aumentar o número de pessoas buscando por passagens no comparador de preços advindas de tráfego orgânico.

Os resultados

Crescemos 13x

O tráfego orgânico para o blog do Passagens Promo cresceu 1.318% em apenas 11 meses, saindo de 4.048 para 57.305 sessões vindas do Google.

90%

90% dos artigos que publicamos encontram-se com as palavras-chave principais indexadas no Google e crescendo seu posicionamento mês a mês.

57 mil

O blog do Passagens Promo já está ranqueado em 57 mil buscas e encontra-se com 2.000 resultados na primeira página do Googl entre a primeira e a décima posição (TOP 10).

1° lugares e Rich Snippets

Alcançamos 323 keywords em primeiro lugar no Google e 1.394 no TOP3. Conseguimos o 1° para buscas como: “viagem a dois”, “praias recife”, “turismo e aventura”, “Melhores destinos para o nordeste”, “ferias de julho”, “viagem com amigos”, “Turismo na Espanha”, “Tour na Europa”, “Avianca falindo” entre outras! Também temos o rich snippets em várias palavras como: “turismo gastronomico”

Detalhamento e resultados:

Obtivemos um crescimento de 1.318% nas sessões orgânicas do blog no período de Outubro de 2018 à Agosto de 2019.

Ou seja, o blog aumentou 13 vezes o número de visitas orgânicas. Saímos de 4.048 para 57.305 sessões vindas do Google.

Abaixo está uma representação do crescimento  de sessões orgânicas do blog correspondentes ao período de Outubro de  2018 a Agosto de 2019:

Conseguimos alcançar o 1° para buscas como: “viagem a dois”, “praias recife”, “turismo e aventura”, “Melhores destinos para o nordeste”, “ferias de julho”, “viagem com amigos”, “Turismo na Espanha”, “Tour na Europa”, “Avianca falindo” entre outras!

Além disso, já estamos 3° posição no Google para buscas como “lugares para viajar” e em
4° posição “viagens baratas”, 6° lugar para “destinos brasil”.

O que fizemos para atingir os objetivos

A primeira fase do projeto foi estruturar a parte técnica de SEO, código e servidores para que o projeto pudesse crescer saudável e com velocidade. Foram feitas diversas auditorias nas páginas principais do site como: Home, Páginas de Destinos, Páginas do Blog e outras.

Enquanto isso, fizemos a análise de concorrentes para definir nossa estratégia, além da preparação da equipe do cliente para receber novos conhecimentos de redação de conteúdos otimizados através de diversas sessões de treinamento.

Entregamos o planejamento de palavras-chave mais relevantes e separamos por blocos conforme a prioridade de ataque da nossa estratégia, que foi: focar nas palavras com intenção de compra que tinham baixa dificuldade de posicionamento.

O planejamento de palavras-chave sempre foi aprovado com o cliente e renovado a cada 2 meses. Paralelo a isso, a construção de pautas detalhadas para orientar os redatores são parte primordial da consultoria, que faz com que a quantidade de revisões seja baixa e a velocidade de publicação seja alta.

Antes da publicação, fazemos uma rigorosa otimização dentro do CMS do cliente, que no caso é o WordPress (que recomendamos).

Essa otimização segue uma metodologia própria, criada pelo Neil Patel e comprovada pelas centenas de projetos que utilizamos. Contendo mais de 50 regras de otimização, esse checklist avançado é fundamental para o melhor posicionamento dos conteúdos e é obrigatório para todos os posts.

Além disso, Auditorias Técnicas são feitas periodicamente para garantir a rastreabilidade do site e do blog pelos robôs do Google e de outros buscadores.

O principal desafio e dificuldade superados ao longo do projeto

Aumentar a autoridade do site foi um grande desafio no início do projeto, tendo em vista que os concorrentes do nicho são grandes empresas do mercado, e para posicionarmos acima deles na SERP, precisávamos aumentar a autoridade do Passagens Promo.

A Passagens Promo indicaria a NPBR?

“Claro que indico a equipe do Neil! Trabalhar com vocês fez não somente o nosso blog crescer, mas também o nível de conhecimento do nosso time.

Temos objetivos muito maiores e certamente contamos com a participação e ajuda de vocês para chegarmos lá.

Essa é uma relação muito saudável de longo prazo. Inclusive já estamos contratando vocês para ajudarem nos desafios das outras empresas do Grupo PROMO.”

Paulo Zamboni

Paulo Zamboni, CEO do Grupo Promo

A Passagens Promo indicaria a NPBR?

“Claro que indico a equipe do Neil! Trabalhar com vocês fez não somente o nosso blog crescer, mas também o nível de conhecimento do nosso time.

Temos objetivos muito maiores e certamente contamos com a participação e ajuda de vocês para chegarmos lá.

Essa é uma relação muito saudável de longo prazo. Inclusive já estamos contratando vocês para ajudarem nos desafios das outras empresas do Grupo PROMO.”

Paulo Zamboni

CEO do Grupo Promo

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