Como o Blog da Rico tem crescimento médio consistentemente acima dos 20% ao mês há mais de dois anos

Com Rafael Pereira
Responsável pelo time de Growth do Grupo XP Investimentos

Como o Blog da Rico tem crescimento médio consistentemente acima dos 20% ao mês há mais de dois anos

Com Rafael Pereira
Responsável pelo time de Growth do Grupo XP Investimentos

+3.521%

de tráfego orgânico de Janeiro/2017 a Março/2019.

1º lugar

lugar para diversas palavras-chave concorridas e relevantes

20%

de crescimento médio há mais de dois anos

Resultados Obtidos

+3.521%

de tráfego orgânico de Janeiro/2017 a Março/2019.

1º lugar

lugar para diversas palavras-chave concorridas e relevantes

20%

de crescimento médio há mais de dois anos

Sobre a Rico

Criada em 2011, a Rico e seus fundadores têm mais de 20 anos em experiência no mercado financeiro, e é a primeira plataforma de investimentos online à oferecer os melhores produtos financeiros no Brasil.

A Rico foi um dos primeiros clientes da Neil Patel Brasil e é um exemplo de como as empresas podem ganhar mercado rápido no Brasil e potencializar seus resultados ainda mais com o trabalho de Marketing Digital.

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São Paulo, SP
Investimentos Online

A Rico é uma das maiores plataformas digitais de investimento do Brasil. Hoje, ela faz parte do Grupo XP e nasceu com o objetivo de democratizar o acesso ao investimento à todos os brasileiros

Rafael Pereira

Responsável pelo time de Growth do Grupo XP Investimentos

“SEO é muito importante para uma empresa como a Rico, ou para qualquer empresa que quer estar online porque é um ótimo exemplo de como você pode aumentar seu market share rapidamente, especialmente em países como o Brasil onde SEO e Marketing Digital são inexplorados.”

Neil Patel

O desafio

Antes da parceria com a NPBR, a Rico não trabalhava uma estratégia de conteúdo com foco em SEO e Inbound Marketing. O desafio era fazer com que um Blog de investimentos financeiros crescesse.

“Desde que eu estou no projeto do Blog da Rico eu o vejo crescer mês a mês. A gente conseguiu posicionar palavras que são muito importantes pro negócio, como investimento, poupança, Tesouro Direto, no top 3”, conta Bruna Valada, que trabalha no time de aquisição de clientes da Rico:

“Outra surpresa muito legal que a gente teve como resultado é que Blog da Rico tem virado uma palavra-chave procurada no Google e que vem aumentando cada vez mais o volume de buscas.”

“A Rico faz parte de um grupo muito maior agora, mas quando começamos a ajudá-los com marketing, há anos atrás, eles eram uma empresa independente e estavam competindo contra grandes corporações. Mas por causa do marketing de conteúdo, digital, SEO, fomos capazes de ajudá-los a crescer em um ritmo muito mais rápido e gastando apenas uma fração do dinheiro que essas empresas maiores gastavam.”

Neil Patel

Os resultados

3.521%

O Blog teve um crescimento de 3.521% de Janeiro/2017 a Março/2019.

1º lugar em palavras-chave competitivas

Atingimos a primeira posição do Google para palavras-chave competitivas como: “poupança”, “rendimento poupança”, “tesouro selic”, “debentures”, “lci”, “fundos imobiliários”, “como investir na bolsa de valores”.

Top 3 em palavras-chave

Atingimos o Top 3 no Google para palavras-chave como “previdencia privada”, “dividendos”, “home broker”, “como investir no tesouro direto”, “fundos de investimento”, “renda fixa”, “melhores investimentos”.

Crescimento da marca “blog da rico”

A maioria das empresas atualmente, especialmente as maiores, até mesmo no setor financeiro, usam anúncios em revistas, jornais, de televisão, de rádio, mas elas não se concentram tanto no digital, quando o digital pode trazer clientes de maior qualidade e elas podem adquirir esses clientes por uma taxa muito mais barata do que usando os canais tradicionais de marketing”

Neil Patel 

Blog da Rico” se tornou uma palavra-chave forte e que é buscada cada vez mais. Começamos esse trabalho há quase 3 anos e o Blog hoje faz parte do DNA da empresa”

Rafael Pereira

Sobre o case do Blog, a gente considera um case de super sucesso! Temos muito orgulho dele, e hoje é uma plataforma essencial pro crescimento da corretora como um todo.”

Acompanhamos o crescimento meteórico da Rico e o da Neil Patel Brasil ao mesmo tempo e juntos, nessa parceria que já existe há mais de dois anos

Rafael Pereira 

“A Rico pode servir como um ótimo exemplo para empresas que querem aumentar seu ROI de Marketing de Conteúdo/SEO, porque é uma variação para todas as empresas no Brasil.”

Neil Patel

O que fizemos para atingir os objetivos

Uma das nossas principais estratégias no blog é, de fato, estarmos alinhados com os objetivos da persona – o que é muito importante para SEO.

A nossa Estratégia de Marketing de Conteúdo Otimizado para SEO:

  • Publicação de 3 artigos por semana mantendo a consistência na frequência de publicação do Blog. 
  • Alinhamento das palavras-chave com os objetivos do negócio. 
  • Resolvemos os “problemas” das personas mantendo um equilíbrio entre posts de topo, meio e fundo de funil. 
  • Criação de um planejamento de SEO para cada artigo do Blog, até mesmo para as atualizações.
  • Estratégias de atualização e otimização de artigos constantes.
  • Exploramos temas “quentes” do segmento para dar um boom no tráfego. Exemplos: “Imposto de Renda” e “Reforma da previdência”. Isso contribui para um crescimento mais acelerado, um bom exemplo disso é o post sobre Imposto de Renda, que cresceu 300%.
  • Auditorias técnicas de SEO para identificação e correção dos problemas e aproveitamento das oportunidades.
  • Investimos no “blog da rico” como uma marca.

Juntos, na parceria com a NPBR, vimos resultados incríveis de crescimento superior à 20% ao mês, e hoje o Blog da Rico já é uma das maiores plataformas de conteúdo sobre investimentos do Brasil.

Rafael Pereira

O principal desafio e dificuldade superados ao longo do projeto

Um dos principais desafios é que temos um tema muito complexo. Investimento não é um assunto que você fala com as pessoas na rua e existe um tabu em volta do tema, e uma das principais missões do Blog é desmistificar isso”.

Rafael Pereira Bruna Valada

A Rico indicaria a NPBR?

“Eu indico a Neil Patel Brasil e nossa parceria continua. SEO é um projeto de otimização constante e agora estamos trabalhando também a otimização da conversão dos visitantes em leads e clientes. E, por tudo o que já falamos, por essa sensação de realmente estar em uma parceria, eu recomendaria sim a NPBR.”

Bruna Valada

Time de Aquisição da Rico

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